É muito satisfatório olhar para um veículo com aquela cor uniforme e brilhante, certo? Mas o tempo e as condições de uso podem deixar essa visão não tão agradável. Assim como paredes e roupas, a pintura automotiva tende a se desgastar com o passar dos anos, e de repente, seu carro já não está tão vivaz quanto antes. E não fique com a consciência pesada: mesmo sendo o mais cuidadoso possível, é muito difícil que uma pintura automotiva se mantenha perfeita para sempre. Mas não se preocupe! Nós da Fiorese – Vila Velha vamos te contar aqui tudo o que você precisa saber sobre pintura automotiva, como o passo a passo, o preço, e a pintura automotiva personalizada. Ah! E ainda vamos te dar super dicas sobre a pintura automotiva, para que não te reste nenhuma dúvida antes de submeter seu carro a esse serviço.
ERRADO! Antes da pintura automotiva personalizada acontecer há uma série de regras que você deve seguir. Então não, nada de sair copiando esses filmes de carros de corrida e sair personalizado o seu por aí, ou uma multa bem gorda pode chegar até você. A Fiorese – Vila Velha- vai te explicar o passo a passo para uma pintura automotiva personalizada, e também sobre a pintura automotiva para correção de pequenas imperfeições. Vamos lá?
Se sua intenção é corrigir imperfeições no carro (causadas por pequenas batidas, ferrugem, sol em excesso, etc), o primeiro passo é identificar a cor correta do veículo. E não se deixe enganar pelo seu “olhometro”: diferentes fabricantes aplicam sutis diferenças em uma mesma cor de carro, que pode variar inclusive conforme o modelo. Para descobrir qual é essa cor, encontre a placa de identificação de cores, que pode estar em diversos lugares no carro, como por exemplo, no porta-luvas, no chão sob o banco do motorista, na soleira da porta do lado do condutor, no firewall ou na parte inferior do exaustor. Não encontrou? Não esquenta, a gente aqui na Fiorese Vila Velha te dá uma ajudinha.
Depois vamos analisar as áreas da pintura que estão danificadas.Novamente, seu olho pode te trair, e muitas das partes que precisam ser pintadas acabam passando despercebidas. Aqui um mini guia de super dicas que ajudam na hora de identificar todos os pontos que vão precisar da pintura automotiva: lave e seque o carro para tirar toda a sujeira; estacione o veículo em algum lugar com boa iluminação, de preferência natural (oi, sol!) e faça uma análise MINUCIOSA de todos os cantinhos do seu auto, até os mais escondidos; demarque cada um desses locais.
Após a identificação, o próximo passo é proteger todas as áreas que não precisam ser pintadas. Afinal, o intuito da pintura automotiva é igualar a cor, e não aumentar sua diferença. Desde a micro pintura automotiva, até a pintura automotiva personalizada, nós da Fiorese de Vila Velha (zona leste) recomendamos todo cuidado com as áreas que circundam o lugar que receberá a pintura. Isso pode ser feito facilmente com jornal e fita adesiva.
Depois, é essencial lixar a área que vai receber a pintura automotiva, e limpar toda e qualquer sujeira que esteja parada ali. Em seguida, é necessário passar um Primer PU (primer de poliuretano, usado para melhorar a aderência e dar um bom acabamento à peça) no local que vai receber a pintura automotiva (se você tem dúvidas sobre marcas de produtos confiáveis, os profissionais da Fiorese- Vila Velha podem ajudar você). A pintura automotiva com Primer PU é vital para um resultado de qualidade. Depois de finalizada a pintura automotiva, uma massa de finalização deve ser aplicada, garantindo maior fixação. E lembre-se: é necessário ter paciência para esperar cada camada de tinta secar antes de aplicar a próxima, caso contrário o serviço ficará parecendo pouco profissional, e a estética do veículo pode ser afetada. Aplicar uma cera no veículo após a secagem completa ajuda a restaurar seu brilho. Aqui ressaltamos novamente a importância do Primer PU na pintura automotiva, pois sem ele, você pode acabar piorando a situação das falhas na pintura.
E atenção para essa super dica sobre pintura automotiva: além da cor certa, é necessário escolher o tipo de tinta correta para aplicar no seu carro junto ao pu, de acordo com a situação em que ele se encontra. Cada tinta é usada de acordo com o tipo de serviço de pintura automotiva, e as tintas em spray são as mais comuns, pois evitam gotejamento e escorrimento. Claro que aqui na Fiorese – Vila Velha, você pode ficar tranquilo, pois usamos materiais de qualidade e confiança para a sua pintura automotiva, desde a micro até a personalizada.
Mudar é sempre bom, e às vezes pode te dar vontade de dar uma repaginada no seu carro. A primeira coisa quem vem a mente da maioria é mudar algo na cor. Mas atenção para o passo a passo da pintura automotiva personalizada, pois algumas regras são importantes e precisam ser seguidas:
O mais importante é descobrir quais são as regras do Código Brasileiro de Trânsito em relação a pintura automotiva, e a principal delas é que a cor que está descrita no documento do veículo seja perceptível ao se olhar para o carro. No caso de pintura automotiva personalizada parcial (como desenhos ou coisas escritas na lataria), a cor descrita no documento pode passar a ser intitulada “fantasia” caso mais de 50% do veículo esteja coberto pela pintura automotiva personalizada, mas a cor original deve ainda ser perceptível. Para alterar a cor do seu carro em 100% há uma série de procedimentos legais que você deve seguir, caso contrário, além de multa, perde cinco pontos na sua CNH.
Tendo conseguido a autorização do Detran, o procedimento será bem parecido: após a aplicação do Primer PU, a pintura automotiva completa vai alterar a cor do seu carro.
As diversas tecnologias que podem ser utilizadas e os tipos de pintura automotiva fazem com que esse serviço tenha grandes variações no preço. Por exemplo, pinturas automotivas sólidas, que são as mais comuns, tem um preço mais baixo; já o cliente que opta pela pintura automotiva metalizada vai ter que desembolsar um pouco mais, devido ao preço das tintas usadas nessa técnica, que são a base de alumínio, e portanto, mais caras. Já a pintura automotiva perolizada é a que possui o maior preço entre todas, pois proporciona muito mais brilho do que as anteriores, e efeitos diferenciados sob à luz do sol. Ainda há a pintura automotiva “express”, que permite que a pintura automotiva seque bem mais rápido, graças ao uso de luzes ultravioletas, e é uma alternativa para quem tem pressa.
Há outros fatores também vão influenciar no preço da pintura automotiva, como a quantidade de superfície a ser coberto e o tipo de personalização. Ficou na dúvida sobre qual técnica usar, ou tem curiosidade de saber quanto você pagaria na sua pintura automotiva aqui na zona leste? Vem para a Fiorese de Vila Velha! Vamos avaliar seu veículo e te passar um orçamento com preço justo.
A Fiorese -Vila Velha (zona leste) reuniu aqui um compilado de super dicas para que sua pintura automotiva – seja essa micro ou personalizada- dure por muito mais tempo e fique bem bonita, preservando a estética do veículo. Dá uma olhada: