FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp agora!

ENTRAR EM CONTATO

Ligando seu ar condicionado automotivo

Pode parecer besteira querer abordar esse tópico, mas acredite, muita gente ainda liga o ar condicionado do jeito errado. Primeiro, você deve abrir as janelas do carro. Depois deve ligá-lo e colocá-lo em movimento. Em seguida, ligue o ar condicionado do carro e MANTENHA OS VIDROS ABERTOS. Quando sentir que o ar dentro do carro começou a ficar mais frio, e só então, feche as janelas.

Muitas pessoas preocupam-se em como o ar condicionado afeta o consumo de combustível, e tem dúvida em quando e por quanto tempo devem manter o ar condicionado automotivo ligado. Sim, o ar condicionado do carro aumenta o consumo de combustível, e o percentual desse aumento varia de acordo com o modelo e ano do carro, mas o nível em que você coloca a potência não tem uma diferença relevante. Ou seja: no mínimo ou máximo, seu ar condicionado automotivo consumirá basicamente o mesmo.

Então quando ligar o ar condicionado do carro e quando optar por deixar apenas os vidros abertos? A resposta é simples: em distâncias maiores, como viagens, ligar o ar pode ser vantajoso, visto que sua velocidade será maior, e andar com os vidros abertos nessa situação aumenta o que chamamos de arrasto aerodinâmico, o que também aumenta o consumo de combustível. Já para distâncias mais curtas, convém abrir as janelas, ou ligar o ar por um curto período.

Uma outra recomendação é ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana, para que ele sempre esteja regulado.

O ar condicionado automotivo é útil em dias frios?

Sim! Tanto para aquecer o ambiente quanto para desembaçar os vidros do carro.

Como devo higienizar meu ar condicionado automotivo?

Tem gente que acaba se esquecendo de fazer a higienização do ar condicionado do carro, e isso é perigoso. Algumas pessoas só se dão conta de que o ar condicionado precisa ser limpo quando começam a sentir um mau cheiro. A principal causa desse odor é a formação de colônias de bactérias que se instalam no dutos de ventilação, onde há calor e umidade. Outro fator pode ser o acúmulo de sujeira nos filtros do ar condicionado, que precisam ser trocados mais ou menos a cada dez mil quilômetros. Sempre que puder, deixe apenas a ventilação ligada por alguns segundos antes de desligar o carro. Isso vai ajudar a reduzir a umidade nos dutos de ar.

Uma das formas de higienização é jogar um spray nebulizador dentro dos tubos de ar para eliminar o mau cheiro. Alguns deles são bactericidas. Outra forma de higienização do seu ar condicionado automotivo é através do ionizador de ar, que utiliza de lâmpadas de raios ultravioletas e age como um catalisador, exterminando fungos e bactérias e dando fim a qualquer odor desagradável. Porém essa opção tem um preço mais salgado, e não é em todo lugar que você vai encontrar.

E a manutenção?

É recomendado que você procure uma empresa especializada para fazer a manutenção do seu ar condicionado automotivo a cada 6 meses (Vem para a Fiorese! Estamos localizados na cidade de Vila Velha – ES, com uma equipe de profissionais que vão te ajudar na manutenção do seu ar condicionado.), para trocar os filtros – que sujos vão mais te atrapalhar do que ajudar, e podem causar até problemas respiratórios – e checar se está tudo em ordem. Isso evita vazamentos e consumo excessivo de combustível, por exemplo.

Não ignore sinais que apontam que algo pode estar errado com o ar condicionado do seu carro. Manter a manutenção em dia e fazer a higienização do ar condicionado corretamente vão acabar sendo uma economia para você. E quando precisar dele, você não vai precisar esquentar a cabeça.

© Copyright 2024 Centro Automotivo Fiorese - Feito por 4Leads