Para garantir maior proteção da pintura, algumas técnicas são de grande ajuda, como o polimento, o enceramento e o processo de cristalização (ou vitrificação).
Esses recursos retiram riscos e manchas superficiais, além de manter o brilho e a uniformidade da cor. Cada um deles tem uma duração e um preço, e na Fiorese (Vila Velha, ES) você encontra todos com um preço justo e que cabe no seu bolso! Somos especialistas em estética de veículos, e vamos garantir que seu carro tenha o melhor tratamento, protegendo sua pintura e deixando a cor homogênea e lustrosa.
Entenda agora a diferença entre esses métodos de proteção a pintura, e descubra qual delas é mais vantajosa para você:
– Enceramento: é bem conhecido e popular, pode ser feito até mesmo em casa. Após a limpeza, a cera automotiva é aplicada com o intuito de dar brilho. Quando feito por profissionais, o resultado do enceramento pode durar por até trinta dias;
– Polimento: também é bem famoso, e retira manchas e riscos superficiais através de massa abrasiva e politrizes. Deve ser feito apenas por profissionais, pois qualquer descuido pode causar danos a cor da lataria. A frequência com que o polimento pode ser feito é menor, visto que este é um método mais “agressivo;
– Cristalização (ou vitrificação): ótima técnica para proteger a pintura do carro, a cristalização coloca uma película resinada que proporciona proteção da pintura do auto. E a duração é impressionante: de 1 a 3 anos!
Agora que você já conhece os métodos mais usados para proteção da pintura automotiva, vamos te dar dicas para preservar a pintura do seu carro:
Muita gente não sabe, mas alguns dos riscos e manchas que aparecem na lataria são consequência de uma lavagem feita de modo errado. Mesmo alguns lava-rápidos acabam cometendo erros na hora da lavagem, o que prejudica a pintura do auto. Começar a lavagem do carro por baixo,por exemplo, pode deixar na esponja resíduos de sujeira que vão riscar a lataria.
Outro erro comum é lavar o carro exposto ao sol. Isso esquenta e dilata a lataria e compromete a proteção da pintura, visto que, ao secar, o veículo pode ficar com manchas, principalmente se o produto correto (shampoo automotivo) não foi utilizado na lavagem. O banho de chuva, ao contrário do que se pensa, é prejudicial a pintura. Se deixado na chuva frequentemente, assim que a água secar, vai deixar manchas na lataria, afetando a uniformidade da cor.
No entanto, isso não significa que você deve deixar de lavar o carro! Uma boa limpeza não apenas preserva a estética do veículo, mas também protege a pintura. Não lavar o carro vai fazer com que sujeiras (terra, poeira, fezes de pássaro, seiva de árvore, etc.) se acumulem. Quando em contato com agentes climáticos, como sol e vento, podem riscar e manchar a lataria, chegando a oxidá-la em alguns casos.
Assim como na hora da lavagem, a exposição em excesso da lataria a agentes climáticos (sol, chuva, etc.) quando você deixa seu caro estacionado pode prejudicar a proteção da pintura automotiva. Isso acontece também quando se estaciona embaixo de árvores. Na esperança de pegar uma sombra, você acaba se esquecendo de que seu carro está sujeito a seiva, fezes de pássaro, sementes, folhas e até frutas, que podem, além de manchar a pintura, riscar e até mesmo amassar sua lataria. E não se deixe iludir pelo uso da capa protetora! Mesmo sendo uma alternativa melhor a exposição direta a agentes externos, se não houver cuidado na hora de colocar e retirar, a proteção acaba se tornando um meio de danificar a pintura automotiva (fazendo riscos).
Independentemente do método escolhido para a proteção da pintura automotiva, encerar o carro é a principal forma de manter a pintura, além de criar uma camada protetora que evita manchas e riscos. No entanto, cuidado com produtos “bons demais para serem verdade”: o barato pode sair caro se você não escolher uma cera automotiva de qualidade, e a proteção da pintura pode ficar comprometida.
Se você comprou um carro e só depois percebeu algumas manchinhas e riscos que passaram despercebidos anteriormente, ou se por um descuido sua lataria está com a cor comprometida ou deteriorada, não se aflija. Antes de proteger a cor, corrija os erros nela. A Fiorese (Vila Velha- ES) pode te ajudar, e vai deixar sua pintura uniforme e protegida, garantindo a estética e valorização do seu carro.